Nada do que se segue constitui um conselho financeiro, por favor faça a sua própria pesquisa. Todos os dados apresentados a partir de agora são exactos em 10 de abril de 2023.
Tradicionalmente, triliões de dólares em activos como o imobiliário, as belas artes, os metais e o financiamento do comércio têm estado fechados, inacessíveis à maioria dos pequenos investidores devido ao seu elevado custo de entrada. Estes activos têm sido essencialmente detidos por investidores institucionais, com oportunidades limitadas de participação para os investidores individuais.
No entanto, com o surgimento da tokenização – o processo de criação de representações digitais de activos numa cadeia de blocos – estas indústrias estão prontas para a rutura. A tokenização tem o potencial de atrair uma base mais alargada de investidores de menor dimensão, democratizando o acesso a activos anteriormente inacessíveis. Para os investidores institucionais, isto também significa maior liquidez e maior eficiência.
Na secção seguinte, analisaremos as 5 principais tendências para a tokenização de activos do mundo real (RWA), abrangendo os desenvolvimentos recentes, as métricas na cadeia e um breve olhar sobre os protocolos RWA futuros.