Tenho certeza de que já se deparou com a palavra-chave “blockchain” com bastante frequência. Na verdade, eu tropecei em todo este conceito após a mania do Bitcoin há alguns anos atrás. Blockchain soa a algo que só os génios da tecnologia devem compreender e, independentemente do material que consumi para aprender mais sobre o assunto, fiquei ainda mais confuso.
Palavras alienígenas após palavras alienígenas, eu estava pronto para jogar a toalha. Mas algo sobre o mundo de blockchain e Web3 me cativou. E foi precisamente isso que me fez continuar.
Em primeiro lugar, FOMO. Simples como isso.
Ok, isso é só eu. Mas certamente, muitos de nós já experimentaram pais ou parentes mais velhos que nos perguntaram como postar uma selfie nas mídias sociais, e tivemos que falar com eles como se tivessem cinco anos? Ou tivemos de lhe repetir os passos vezes sem conta e eles não perceberam? Sabe, isso é porque não tinham os conhecimentos básicos da tecnologia.
Que tal a coisa que eles dizem sobre como a IA não está aqui para assumir o seu trabalho, mas eles estão aqui para assumir os trabalhos de pessoas que não sabem como operar a IA. O mundo é tão acelerado, e a educação é a única maneira de não ser deixado para trás.
De qualquer forma, para além do FOMO… há muitas razões pelas quais nos devemos preocupar com a tecnologia blockchain e a terceira versão da web (também conhecida como Web3). Vamos aprofundar esse assunto noutra altura. Mas, por enquanto, vamos simplesmente dizer que a tecnologia blockchain é a promessa de um futuro melhor.
Muitos de nós pensam que blockchain significa literalmente Bitcoin. É o mesmo que dizer que a Internet significa correio eletrónico. Isso é exatamente o que a maioria das pessoas pensava no início dos anos 90! Mal sabiam elas que a Internet iria mudar a humanidade para sempre.
Veja quantas coisas se tornaram possíveis graças à Internet. Agora temos mensagens instantâneas, recursos intermináveis para aprendizagem ou entretenimento… até a comida entregue à sua porta não seria tão instantânea se não fosse a Internet.
A Web3 é construída sobre a tecnologia blockchain, e o potencial para coisas que muitos de nós não imaginamos está apenas à espera de ser descoberto. Ok, estou a ficar demasiado tonto agora. Volte ao assunto!
Na sua essência, uma cadeia de blocos é um livro digital descentralizado e distribuído que regista transacções através de uma vasta rede de computadores. Hohoho, só esta frase fez-me sangrar o nariz da primeira vez que a vi.
Imagine que tem um livro de registos tradicional, como um livro, onde escreve todas as transacções que ocorrem.
É uma ferramenta de manutenção de registos utilizada para acompanhar e documentar transacções financeiras ou outros tipos de informação. Serve também como um histórico fiável e organizado de todas as actividades e eventos que ocorreram ao longo do tempo. Agora, imagine uma cadeia de blocos como uma versão digital desse livro-razão. Em vez de o livro-razão estar num único local, algures na Internet, existem várias cópias do mesmo livro-razão espalhadas por todo o mundo. Está a perceber? Sim, ótimo!
Nas bases de dados centralizadas tradicionais, todos os dados são controlados por uma única entidade. Por exemplo, o seu banco. O seu banco detém toda a informação sobre si e todos os registos das suas transacções. Faz o mesmo para todos os seus outros clientes. Isto não é muito seguro, de facto. Quero dizer, muitos de nós não se importam com isso até que aconteçam coisas más. Por exemplo, sermos pirateados ou algo do género e perdermos o nosso dinheiro suado.
Primeiro, é descentralizado, o que significa que nenhuma autoridade central controla tudo. Em vez disso, existe numa rede de computadores espalhados por todo o mundo. Cada computador nesta rede é chamado de nó. Todos eles trabalham em conjunto para manter e atualizar a cadeia de blocos.
As cadeias de blocos são distribuídas, o que significa que cada nó da rede tem uma cópia de todo o livro-razão. Não existe uma única cópia principal. Em vez disso, todos os participantes têm a sua versão, sincronizando e concordando com a mesma informação.
Aqui está a parte fascinante: Quando um bloco de transacções é adicionado à cadeia de blocos, torna-se quase impossível alterá-lo. Por isso, é extremamente difícil adulterar a cadeia de blocos e é pouco provável que passe despercebida. Se quiser, pode entrar nesta toca do coelho clicando aqui. No entanto, a maioria das pessoas está satisfeita apenas por saber que é assim.
Por este motivo, as cadeias de blocos são sistemas incrivelmente seguros e fiáveis para registar informações importantes. E como todos na rede têm acesso à mesma informação e podem verificá-la de forma independente, promove a transparência e a confiança entre todos os participantes.
Esta tecnologia tem implicações de longo alcance e tem sido amplamente utilizada para criar criptomoedas como a Bitcoin e para revolucionar vários sectores, como o financeiro, a gestão da cadeia de abastecimento, os sistemas de votação, entre outros. É uma forma excitante e inovadora de gerir e proteger dados no nosso mundo digital.
- Um livro-razão digital que regista as transacções de muitos computadores numa rede.
- Descentralizado, pelo que não é controlado por uma única autoridade.
- Distribuído, ou seja, todos os computadores da rede têm uma cópia do livro-razão.
Pronto para descobrir como funcionam as cadeias de blocos? Vemo-nos no próximo artigo!