Criar confiança nos consumidores com a cadeia de blocos

Um estudo de caso para aumentar a transparência e a sustentabilidade na cadeia de abastecimento alimentar

Os gostos dos consumidores estão em constante mudança e as empresas estão sempre a tentar acompanhá-los. Atualmente, um crescente número de consumidores estão concentrados na sustentabilidade e transparência das suas compras, e em nenhum outro lugar esta evolução é mais prevalecente do que nos alimentos que consomem. Os compradores querem saber mais do que apenas os factos nutricionais dos alimentos que consomem; querem saber de onde vêm, como foram transportados e se o processo de produção foi ético. Tanto para a indústria alimentar como para as suas cadeias de abastecimento, tornou-se um desafio satisfazer esta sede crescente de informação detalhada. Mas é também uma enorme oportunidade para as marcas se diferenciarem e se manterem na vanguarda das decisões de compra, fornecendo aos seus consumidores acesso em tempo real, informações verificadas sobre o produto em tempo real.

Como é que os fornecedores podem fazer isto? Bem, a procura da melhor utilização ou aplicação para a tecnologia blockchain (para além da especulação e do jogo) está em curso há pelo menos 5 anos. Podemos muito bem ter encontrado o ouro com casos de utilização na indústria da cadeia de abastecimento, especialmente para o rastreio “da quinta à mesa”.

O que é que a tecnologia da cadeia de blocos traz para a mesa?

Uma cadeia de blocos é essencialmente uma base de dados muito especial. Não está alojada num único local ou sob o controlo de uma única entidade. Em vez disso, é armazenada em muitos locais como uma cópia completa, e não apenas em fragmentos. Também não existe uma única parte que possa impor uma modificação ou uma proibição dos dados. A inovação realmente revolucionária, no entanto, é a forma como armazena os dados. Em vez de um ficheiro de base de dados crescente que contém o estado atual (números e valores), uma cadeia de blocos é uma sequência contínua de transformações. O estado atual é derivado da agregação de todas as transformações que ocorreram. A beleza disto é que esta “cadeia” sequencial pode crescer adicionando-lhe lotes de transformações. Estes lotes são chamados “blocos”. E porque todos estes blocos estão ligados entre si pelos métodos criptográficos mais fortes conhecidos atualmente, é essencialmente impossível trocar um bloco histórico por outro. Por outras palavras, a cadeia mantém sempre a sua integridade e tem um histórico de carimbos de data/hora não falsificáveis que indicam exatamente quando ocorreu uma transação individual.

Automatização + Segurança = Transparência

Devido à natureza inerente da tecnologia blockchain, ela é perfeita para todos os casos de uso em que você precisa de um carimbo de data / hora inesquecível. O registo de dados de transporte é um exemplo perfeito. Se transportar carga de Produtor A para Centro de Logística B e depois para Supermercado C, pode registar convenientemente a data e a hora de cada recolha e de cada entrega, bem como as circunstâncias de cada transação, como a temperatura no interior dos contentores (importante para produtos como fruta, peixe, carne ou material médico). Os metadados da entrega e do transporte também podem ser registados, tais como o tipo de veículo (carro elétrico ou camião a gasolina), etiquetas de identificação logística, etc.

Esta pode não parecer uma solução inovadora, uma vez que muitos destes dados já são recolhidos. As diferenças aqui são a automatização e a segurança. Os sensores seguros registam os dados em tempo real, e não apenas quando um humano digitaliza ou introduz informações manualmente, e esses dados são depois marcados com um carimbo de data/hora e registados permanentemente numa cadeia de blocos. Isto também significa que é possível continuar a escrever dados enquanto o transporte está em curso, graças às leituras contínuas dos sensores (como a temperatura, a humidade, a geolocalização, etc.).

A transparência ajuda tanto os consumidores como os produtores

Esta cadeia pode mesmo estender-se até antes da fábrica ou da unidade de embalagem, uma vez que os produtos já têm normalmente um historial antes de serem recolhidos da Produtor A. Aqui, a questão torna-se realmente interessante para o consumidor. No caso dos géneros alimentícios, como o café, pode saber com certeza que foi cultivado organicamente e a que altitude, os parâmetros que rodearam a colheita, como foi processado, etc. No caso do vestuário, pode ver, por exemplo, de que exploração agrícola veio a lã, onde foi cultivado o algodão ou onde foi eventualmente fabricado o tecido. Todas estas informações podem ser registadas na cadeia de blocos e, uma vez lá, não podem ser alteradas ou apagadas.

Mas a integridade do registo só é fiável se os dados forem introduzidos por uma parte fiável. Em alguns casos, os dados são introduzidos voluntariamente para serem vistos e verificados pelo público. Isto é particularmente útil em indústrias, países ou locais fortemente regulamentados que são regularmente auditados para garantir que o registo disponível ao público está a ser criado com precisão. Por outras palavras, todas as pessoas que colocam voluntariamente dados na cadeia agem obviamente de boa fé; caso contrário, não estariam a deixar ativamente provas irrefutáveis de negligência num registo público.

Remover o erro e a malícia dos dados

Existe também um método mais recente e ainda mais seguro de garantir que os dados introduzidos na cadeia são exactos. A utilização de sensores protegidos por cadeias de blocos para automatizar o processo de recolha e registo de dados elimina completamente a possibilidade de erro humano (ou manipulação). Os clientes também podem obter informações em tempo real sobre as suas compras. Por exemplo, os sensores podem rastrear a localização em tempo real das remessas, revelar a humidade e a temperatura no interior do contentor ou mesmo fornecer parâmetros sobre a saúde dos produtos frescos.

Tudo isto é uma grande vantagem para o consumidor e para a empresa, o fornecedor e o agricultor; as possibilidades são infinitas e o impacto positivo desta transparência em sectores problemáticos como o dos produtos alimentares é enorme. a agricultura industrial ou mesmo moda rápida é bastante evidente. Este caso de utilização também torna “lavagem verde” praticamente impossível, porque os clientes e investidores podem confiar mais na ligação sensor-blockchain. Como resultado, aumenta a experiência de marca das empresas que utilizam a tecnologia de cadeia de blocos para este fim e cria confiança nos consumidores.

Colocar esta solução em prática

Embora a descrição acima pareça altamente técnica, o verdadeiro “como fazer” é simples. Os dados com registo de data e hora na cadeia de blocos podem ser feitos com APIs genéricas da cadeia de blocos, como a API TEOS do CoreLedger, o API Notardecou simplesmente com uma das listas crescentes de aplicações dedicadas, tais como NOTRZR. Dependendo da sua aplicação, trata-se de dados arbitrários, como a introdução de texto, ou de dados estruturados (por exemplo, leituras de sensores). O elemento crítico é que cada uma dessas entradas tem um identificador único na blockchain e pode ser recuperada com um explorador de blockchain. Precisa efetivamente de uma forma de transformar os dados num formato agradável e legível, como um certificado. Pode ver alguns exemplos de como isso pode ser aqui.

Depois, tudo o que tem de fazer é criar um código QR a partir do URL que aponta para os dados do seu produto e colocar o código QR como um autocolante no seu produto. Os consumidores podem então digitalizar o código QR com o seu telemóvel e será aberta uma nova janela do navegador com todas as informações desejadas. Idealmente, esta página inclui uma ligação para alguns metadados adicionais (o material técnico) e para um explorador de cadeias de blocos onde os clientes podem verificar a autenticidade dos dados, caso queiram ir mais fundo. É uma forma simples, elegante e segura de aumentar a confiança dos clientes e promover melhores práticas empresariais, como a sustentabilidade e a transparência.

Saiba mais sobre a nossa solução para aumentar a confiança dos clientes no nosso sítio.

Related articles

dwulf ‘s Polkadot News Relatório Semanal: 11 de setembro (Nunca esquecer)

~dwulf Rede de Notícias Polkadot Descriptografando a Teia Neural de Polkadot: Um hiperfoco em Astar & Revolução digital de Acala Tudo bem, vocês conhecedores digitais. A sua sentinela sombria da dark web está de volta, alimentando os seus circuitos insaciáveis com as últimas operações de baixo nível e explorações de alto nível dentro da vasta […]

Learn More

Tokenização de activos do mundo real: As 5 principais tendências a observar em 2023

Nada do que se segue constitui um conselho financeiro, por favor faça a sua própria pesquisa. Todos os dados apresentados a partir de agora são exactos em 10 de abril de 2023. Criado com DALL-E 2 Tradicionalmente, triliões de dólares em activos como o imobiliário, as belas artes, os metais e o financiamento do comércio […]

Learn More

O que é uma cadeia de blocos em termos simples?

Tenho certeza de que já se deparou com a palavra-chave “blockchain” com bastante frequência. Na verdade, eu tropecei em todo este conceito após a mania do Bitcoin há alguns anos atrás. Blockchain soa a algo que só os génios da tecnologia devem compreender e, independentemente do material que consumi para aprender mais sobre o assunto, […]

Learn More